quarta-feira, 31 de julho de 2013
Doar é melhor do que acumular
Um programa que sempre me impressiona é o Cada Coisa em Seu Lugar, do Discovery Home & Health, na TV paga. A equipe de decoradores e especialistas em organização entra na casa para colocar em ordem situações muitas vezes caóticas. Trambolhos, como copiadoras, no meio do caminho, salas em que não há lugar para sentar e quartos de criança em que é preciso andar sobre os brinquedos são comuns.
A bagunça tem quase invariavelmente a mesma origem: a mania compulsiva dos donos da casa de acumular quinquilharia. Diante da necessidade de se desfazer da maioria delas, eles resistem e quase sempre recorrem ao suposto valor afetivo das peças. Ou contam histórias que incluem um preço irresistível, uma compra por impulso e a opção por acumular mais um bem, mesmo depois que a inutilidade do que foi adquirido fica mais do que comprovada. São quinquilheiros com pouca chance de cura, que geralmente contraíram o mal ainda na infância.
Fui criado com o costume de regularmente separar as roupas que não usava mais para doar a quem precisava. Até hoje organizo o que vai para doação a cada mudança de estação: se constato que não uso aquela roupa há tempo suficiente para praticamente esquecer que ela está no armário, é hora de passá-la a alguém que possa fazer melhor proveito.
Também fico irritado ao constatar que um eletrodoméstico ou um cobertor, por exemplo, estão apenas ocupando espaço. Não consigo depositar valor afetivo na maioria dos objetos nem pensar que "um dia, quem sabe", o que está encostado será útil. Tudo bem que você gastou dinheiro naquilo, mas transformá-lo em depósito de poeira não vai pagar o que foi investido. É melhor assumir o erro do que torná-lo permanente.
Já há algum tempo venho ensaiando introduzir meu filho nessa mesma filosofia, estimulando-o a separar brinquedos para doação. Agora ele tem seis anos e pode compreender melhor a iniciativa, sem achar que simplesmente estou querendo arrancar coisas dele.
Uma boa oportunidade para levar a cabo meu plano é a campanha lançada ontem pela Disney, que acompanha o lançamento do novo Toy Story. Mais de 500 postos em todo o Brasil vão coletar brinquedos doados, que serão entregues pela Fundação Abrinq e pela ONG internacional Save The Children. A campanha vai até o dia 15 de julho e conta com o apoio do Destak. Para saber onde doar, veja o site www.disney.com.br.
O reforço dos personagens da Disney deve me ajudar na missão de não deixar que meu filho vire um quinquilheiro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário