quinta-feira, 1 de agosto de 2019

É preciso discutir as desigualdades na Educação



Não teve a atenção merecida uma iniciativa das mais importantes da área da Educação recentemente: o lançamento do IDeA - Indicador de Desigualdades e Aprendizagens (www.portalidea.org.br).

O IDeA oferece, para todos os municípios brasileiros, um retrato do nível de aprendizagem dos estudantes da Educação Básica e, ao mesmo tempo, das desigualdades entre os diferentes grupos sociais, seja do ponto de vista de raça, gênero ou nível socioeconômico.

Desde meados da década de 1990, a Educação brasileira apresentou avanços importantes. Mas, se no âmbito geral, a evolução registrada ainda é insuficiente, no que diz respeito às desigualdades, a situações segue urgente.

O professor Francisco Soares, ex-presidente do Inep e um dos maiores especialistas do país em avaliação educacional, está à frente da equipe que desenvolveu o indicador. Sobre a importância do tema, ele é categórico:

“É preciso colocar a ideia de desigualdade no centro do debate educacional porque não interessa, em um país como o nosso, termos poucos que sabem muito e muitos que sabem pouco”. Ou, em outras palavras, "qualidade para poucos, não é qualidade".

Entre no site...(www.portalidea.org.br)..conheça mais....veja qual o quadro educacional de sua cidade, de seu estado, de sua região...



Nenhum comentário:

Postar um comentário